AC TÓRTORO: PRESIDENTE DE HONRA DO GRUPO AMIGOS DA FOTOGRAFIA DE RIBEIRÃO PRETO.

Presidente de honra é um título honorífico dado a membros destacados e antigos de determinadas pessoas jurídicas, que lutaram por sua existência ou de alguma forma marcaram sua trajetória, mas que não ocupam mais cargos na diretoria executiva.

Eis o presente de início de ano — dia 18 / 01 / 17 — que recebi, por fone, de Elza Rossato, Presidente do Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto e dos demais membros da atual Diretoria do GAF.

Impossível descrever a satisfação que estou sentindo por conhecer a história desse Grupo, e por ter a honra de haver convivido com grandes nomes da fotografia ribeirãopretana em quase duas décadas de aventuras fotográficas: que foram muitas, marcantes, inesquecíveis, momentos em que se estive ao lado de minha esposa, fotógrafa do GAF, Lu Degobbi e do meu filho , também fotógrafo do Grupo, Rod Tórtoro.

Um Grupo em que, na sua história marcante, conta com perdas irreparáveis, em especial as perdas de João Rossato e Antonio Sales (ex-presidente de honra do GAF).

Hoje é impossível alguém contar a história fotográfica contemporânea de Ribeiro Preto sem mencionar os trabalhos do GAF: fizemos e continuaremos fazendo história.

Resumo da história
[ Fundado em 20 de maio de 2000 ]
Aos 7 de maio de 2000, um grupo de fotógrafos ribeirãopretanos trocaram as primeiras ideias para formarem um grupo de união em torno da arte fotográfica. Uma reunião foi marcada para 25 de maio de 2000, quando surgiu a ata de assembleia para fundação da sociedade “GRUPO AMIGOS DA FOTOGRAFIA DE RIBEIRÃO PRETO”. Estávamos em uma sala cedida pela Casa da Cultura e as seguintes pessoas: Sérvulo Affonso de Souza Neto, Luiz Fernando Maistrello Gaya, Helci Ferreira Gilaverde, Elza Abreu Rossato, João Henrique Rossato, Carlos Eduardo Mioto Pigari, Elson Apolinário de Alencar, Ricardo Azevedo de Abreu, o grupo, ora membros fundadores, fotógrafos profissionais e amadores, decidiram os seguintes itens:
Desenvolvimento intelectual no campo da fotografia, seu significado histórico e sua importância no mundo atual;
A aglutinação de interesses na arte fotográfica, sobretudo as técnicas nas suas mais variadas formas;
Divulgação do Grupo através da participação de seus membros em todo e qualquer concurso de fotografia, quer no âmbito nacional ou internacional;
Análise e discussão dos trabalhos apresentados em concursos internos e exposições, sempre sob o prisma do incentivo e da crítica construtiva;
Trabalho em equipe;
Promover cursos e workshoppings aos seus associados e demais interessados no aprendizado da fotografia;
Dentre os eventos mais importantes do grupo, destacamos o 1º lugar na Bienal Cor de São Paulo em 2003, promovido pelo Foto Clube Bandeirantes, de São Paulo.
Para dividir conosco essa história em forma de fotografias, fica o convite para entrarem no site:

ACADEMIAS, ARE-Academia Ribeirão-pretana de Educação, ARL- ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, CURRÍCULO, FOTOGRAFIA, Fotográfico