AC TÓRTORO RECEBE HOMENAGEM NA 4ª. REUNIÃO DE 2016 NA CPERP – CASA DO POETA E DO ESCRITOR DE RIBEIRÃO PRETO

Na tarde do sábado, dia 7 de maio de 2016, a partir das 15 horas, recebi da Presidente da CPERP e minha ex-aluna, Maris Ester A. Souza, uma homenagem inesquecível.
No momento em que a CPERP comemora seus 26 anos de vida (fundada em 23 de abril) , fui lembrado pelos serviços prestados quando nos primeiros anos de sua existência, ao lado dos Capitães Othniel Fabelino de Souza e Luiz de Oliveira Passos: recebi um diploma de honra ao mérito — A Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto outorga o presente título ao escritor Antonio Carlos Tórtoro, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cultura e à literatura ribeirão-pretana – assinado pela presidente e pela vice — e um exemplar da Quinta Antologia da CPERP publicada em 2013.
Na ocasião, em que estiveram presentes a vice-presidente da CPERP, Heloísa Martins Alves e vários dos meus amigos de jornadas literárias, ouvimos música ao violino e declamações de poemas ( Célia Natalina de Batatais, de quem prefaciei o livro Sondagens) e trovas (Othniel Fabelino) em homenagem ao Dia das Mães.

TEXTO SOBRE O EVENTO
DE MARIS ESTER

Tarde aconchegante , no sábado sete de maio de 2016, em que poetas reuniram-se na Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto.
A reunião mensal do mês de maio foi festiva, homenageando o “Dia das Mães “ o presidente de Honra da Casa Othniel Fabelino de Souza iniciou a reunião com várias trovas editadas no Informativo Koisa Linda editado em 1995, relíquia do trovador. Em seguida O Tenente Luiz Carlos Costa presidente da AMOR( Associação dos Militares e Oficiais da Reserva parabenizou a entidade, falou das reformas do prédio e as pretensões do elevador para a Casa.
Heloísa Martins Alves homenageou a todos com um de seus poemas, assim como a declamadora Célia Natalina (Batatais), dona Leonor , Elisa Alderani, Marlene Cerviglieri encantaram a todos com suas declamações.
Homenageando o escritor Antônio Carlos Tórtoro, membro fundador da Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto, o jovem violonista Esdras Dionísio, aluno da E.E.Jardim Diva Tarlá de Carvalho e aluno do grupo Alma tocou para o educador. Foi um reencontro efusivo…o escritor relembrou sua trajetória literária, falou de amigos como Ely Vietez Lisboa, da importância da família em sua vida…e juntamente com a presidente Maris Ester Souza recordaram que esta fora sua aluna no Colégio Metodista- fato que se deram conta depois de muitos anos que a vida os uniu novamente. O autor recebeu o Diploma de Honra ao Mérito Cultural pelo trabalho que desenvolveu e desenvolve em Ribeirão Preto. Foram momentos de lágrimas …a leitura de poemas escritos na juventude e tão atuais aos momentos que hoje vivemos…a presidente terminou a entrevista com “Oração do Poeta” de Nely Cyrino de Melo e um forte abraço no amigo que a indicou à CPERP em 1996. Mestre e aluna se reencontrando, um agradecimento de ambas as partes selado no brilho de soluços contidos…
Os poetas além de homenagearem as mães, homenagearam também a entidade pelos seus vinte e seis anos com poemas, trovas e muita sensibilidade. Alguns fizeram trovas na hora para a Casa… recados culturais foram dados, convidados se apresentando, alguns pela segunda vez fincando pé na Casa…foi lembrada a história da entidade por Norma Campaz, também Membro Fundadora…e todos foram convidados a cortarem o bolo e saborear apetitosos salgados…ao som de Esdras Dionísio, que encantou a todos com sua viola. O jovem recebeu de presente a V Antologia da CPERP.

ACADEMIAS, ALARP-Academia de letras e Artes de Ribeirão Preto, ARE-Academia Ribeirão-pretana de Educação, ARL- ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, BIOGRAFIA, Colégio Anchieta, CPERP - Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto, EDUCAÇÃO, LITERATURA