LUZIA MADALENA GRANATO NA BIBLIOTECA DO CLUBE DE REGATAS

A escritora Luzia Madalena Granato , realizou manhã de autógrafos de seu livro, “Doenças da alma, arte de reconhecer-se, recomeçar”, na Biblioteca do Clube de Regatas, no domingo, dia 20 de março de 2016, das 10 às 11 horas da manhã.

Sua presença foi a 98ª de uma série, que o associado e colaborador, escritor Antônio Carlos Tórtoro, tem levado ao Regatas, no 3º. domingo de cada mês, com o objetivo de incentivar a leitura e apresentar aos regateiros os escritores de Ribeirão Preto e região.

Luzia Madalena Granato

É natural de Ribeirão Preto, é Psicóloga, Pedagoga. Títulos: Psicopedagoga, Psicossomática, Psicoterapia de formação analítica. Autora dos livros: Retratos, 1ª edição(1977), Doenças da Alma, A arte de Reconhecer-se, Recomeçar(2015). Participou com crônicas e poesias do livro: O MELHOR D’O BOÊMIO(1996), Livro, PESSOAS & LUGARES (2015), antologia que registrou autores matonenses e de diversos estados do país, comemorando aniversário de 25 anos. Professora municipal e estadual; proprietária, coordenadora e professora da Escola Arco Iris, de convívio com a arte e educação infantil- Matão-SP. Ministrou aulas na Faculdade AMES-Matão, trabalhou no consultório a mais 30 anos. Trabalha incluindo arte em dependentes químicos. Publicou poesias e crônicas; Jornal Onda Cero-Buenos Aires- Argentina; Jornal O Boêmio; Jornal Espaço 10; Jornal A Comarca; Jornal Correio do Sul-Varginha e Sul de Minas Gerais; Fez exposição com crônicas e máscaras, Sarau na Casa de Cultura-Matão (1996), entrevistas TV Matão e Programa Ponto & Virgula. É membro da C.P.E.R.P., do qual ocupa o cargo de 1ª Secretária na Diretoria. Membro da U.E.I. Faz parte do Grupo de Médicos e Escritores Dr. Carlos Roberto Caliento – RP. Participou da 1ª a 7ª Antologia “Ponto & Virgula”. E 5ª Antologia da C.P.E.R.P. 7ª Antologia da U.E.I. Coletânea de poesias Cantina e Pizzaria Piatto. Participou do CD Poetas de Ribeirão Preto-Projeto Ely Vieitez Lisboa e Apoio Funpec-RP e Ponto & Vírgula-2015. Jornal Tribuna-RP-2015. Participa de Saraus, é palestrante da Fundação Do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Acredita que através da ciência da alma, com uma educação melhor, com inclusão de valores, literatura e arte, podem suavizar as dores da alma e do corpo. Gerando saúde biopsicossocial. País mais evoluído.

Doenças da alma, Arte de Reconhecer-se, Recomeçar

É um livro, com crônicas e poemas, abarcando filosofia, psicologia, mestres: como Freud,Melaine Klein; cito também os mandamentos de Deus e pecados capitais da Bíblia sagrada. São reflexões, todas mescladas com literatura e arte. Busco através deste, trazer um pouco do que estudei e lançar o que vivi no acadêmico, consultório, clínicas e vivencias em sociedade, do que senti na pele, que vivenciei como professora, psicóloga e como ser humano. Ouso trazer para o público em geral, escolas, população, sociedade, o que pode fazer a diferença, para cada ser humano. Desde angústias, discriminações de todas as formas, sentimentos de violência, sofrimentos da alma, estes que começam no indivíduo que sofre, que tem predisposição genética ou não, mas que se reforça na família. Quando dizem que a violência começa na
escola, digo que não, ela é um reflexo do que o ser humano é.

Doenças da Alma, Arte de Reconhecer-se, Recomeçar; tem como propósito, trazer ao leitor questionamentos, para se autoconhecer e assim conhecer ao próximo. Quero intercambiar com pessoas, “rodas de leitura”, onde pode surgir perguntas e respostas e sucessiva aprendizagem.

A intenção deste livro, questionar violências da alma, que podem estar interligada no corpo; assim na tentativa de minimizar sofrimentos e se tirar mascaras, convido o leitor fazer sua parte.

Para termos saúde biopsicossocial, saúde mental é uma questão de reeducação, precisamos lutar por dignidade para todos. Se auto conhecer suaviza a vida, nos vínculos que se estende; com saúde integral para todos, repensar valores, sentimentos e comportamentos, educar e reeducar, como diz o grande educador Paulo Freire : “ Educar para além dos muros da escola”,
educar para um ser total, em seu universo, na tentativa de fazer uma história melhor, edificante.

Prestigiaram a presença de Luzia Madalena Granato na biblioteca do Regatas seu esposo João Luiz, sua filha Giovanna, sua amiga Heloisa Alves (Presidente da CPERP), o fotógrafo Rod Tórtoro, além de amigos e associados do Clube.
A Diretoria do Regatas, como de costume, serviu o tradicional café da manhã aos presentes. A bibliotecária Lais recebeu exemplar do livro das mãos da autora — que veio enriquecer o acervo de mais de dois mil títulos.
A escritora Luzia, gentilmente, presenteou Lu Degobbi, esposa de AC Tórtoro, com um lindo vaso de flores.

Fotos de Lu Degobbi – Grupo Amigos da Fotografia

ACADEMIAS, ALARP-Academia de letras e Artes de Ribeirão Preto, ARE-Academia Ribeirão-pretana de Educação, ARL- ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, CPERP - Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto, Escritores no Regatas, IEOM - Instituto de Educação Otoniel Mota, LITERATURA