AC TÓRTORO NA INAUGURAÇÃO DO CENTRO CULTURAL LUIZ GAETANI

 

 

CENTRO CULTURAL LUIZ GAETANI : UM PRESENTE PARA RIBEIRÃO

A noite de 21 de outubro de 2015 ficará marcada na memória de todos aqueles que compareceram à inauguração do Centro Cultural Luiz Gaetani, realizada no Hotel Nacional da rua Duque de Caxias: a sede do CCLG está localizada na rua Amadeu Amaral, 569, Vila Seixas.
O CCLG é um local que acolherá muitas atividades culturais, inclusive, cedendo espaço para a instalação das sedes da ARL- Academnia Ribeirãopretana de Letras e da ALARP- Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto.
Relembrar Dr Gaetani e sua obra é relembrar parte importantíssima da memória de nossa cidade.
É relembrar o espetáculo inédito realizado com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, regida pelo Maestro Isaac Karabtchevschy, interpretando a Sinfonia 1.812 de Tchaikovsky, defronte ao Theatro e ao som de tiros de canhões — ainda danificado em partes devido a um incêndio — com um público que lotou a praça XV.
É relembrar a apresentação da ópera Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni, sob a regência do Maestro Tullio Colaciocco, com o Coral de Óperas Minaz e Coral Lírico Municipal de São Paulo.
É relembrar agosto de 1996 e a administração do prefeito Antônio Palocci Filho, quando o Theatro Pedro II foi reinaugurado com um concerto da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e o Coral do Teatro Colón, de Buenos Aires, apresentando a abertura Il Guarany de Antônio Carlos Gomes e a Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, respectivamente sob regência dos maestros Roberto Minczuk e Isaac Karabtchevsky, contando ainda com a presença de Fernando Portari (tenor solista).
É relembrar Tito Schipa,Hélio Gori, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e grandes maestros que a regeram, além de eventos inesquecíveis: é falar de música.
Relembrar Gaetani é revisitar as obras em que ele colocou as mãos e o coração: Casa do Vovô, Ortopedia da Santa Casa de Misericórdia.
Relembrar Gaetani é falar de Academia de Letras e Artes, de Botafogo Futebol Clube, de Maçonaria, de Política.
E foi tudo isso o que aconteceu numa noite quente de Primavera, graças à inspiração e dedicação da escritora Vera Regina Marçallo Gaetani ao seu esposo.
O evento, que homenageou dezenove pessoas que conviveram com Gaetani, contou com a presença da família Gaetani, de amigos e autoridades.
Ao final, o Mestre de Cerimônia, Luis Schiavone Junior, dedicou a Gaetani palavras de carinho, lembrando que, onde quer que alguém estiver ajudando um idoso, acariciando uma criança, falando de futebol, realizando uma cirurgia, ouvindo a boa música, dividindo com um sorriso com o próximo, lá estará Luiz Gaetani.

ANTONIO CARLOS TÓRTORO
ancartor@yahoo.com
www.tortoro.com.br

Fotos de Lu Degobbi – Grupo Amigos da Fotografia.

ACADEMIAS, ALARP-Academia de letras e Artes de Ribeirão Preto, ARE-Academia Ribeirão-pretana de Educação, ARL- ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, ARTIGOS, CPERP - Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto, ENCONTROS MARCANTES, LITERATURA, SOCIAIS