JORGE DE AZEVEDO PIRES NA BIBLIOTECA DO CLUBE DE REGATAS

O escritor Jorge de Azevedo Pires , realizou manhã de autógrafos do seu livro , “Pensando Ribeirão Preto – ontem, hoje e amanhã ” na Biblioteca do Clube de Regatas, no domingo, dia 22 de fevereiro de 2015 , das 10 às 11 horas da manhã.

A presença dele foi a 84ª de uma série que o conselheiro e colaborador, escritor Antônio Carlos Tórtoro, tem levado ao Regatas em um dos finais de semana de cada mês, com o objetivo de incentivar a leitura e apresentar aos regateiros os escritores de Ribeirão Preto e região.

Jorge de Azevedo Pires nasceu em Santos, SP, em 1930. Professor há mais de quatro décadas convive com Ribeirão Preto, onde reside. Na capital São Paulo, dentre outras atividades, atuou em empresas de embalagens de papelão ondulado, por mais de duas décadas. Foi um dos pioneiros no desenvolvimento tecnológico e processo de substituição da embalagem de madeira pela de papelão ondulado no Brasil. Contribuiu para a criação da Associação Brasileira do Papelão Ondulado – ABPO, da qual foi consultor técnico. Ministrou, de sua autoria, cursos de embalagens de papelão ondulado na Associação Brasileira de Embalagens – ABRE. Em Ribeirão Preto, atuou em várias entidades, dentre elas, foi vice-presidente do Conselho Municipal de Urbanismo- COMUR e da Sociedade de Defesa Regional do Meio Ambiente – SODERMA. Participou do concurso público municipal” “Idéias para a renovação urbana da área central de Ribeirão Preto- 1991”. Dedica-se às questões culturais, de urbanismo e meio ambiente, tendo em vista sempre o bem comum, e colabora com artigos para jornais.
Contato: jorpires@uol.com.br

SOBRE O LIVRO

Voltado ao bem comum, com olhos de urbanista vivenciando a cidade por várias décadas, identifico e faço um diagnóstico de inúmeros problemas estruturais e pontuais da cidade. Com espírito crítico bem fundamentado, analiso as deficiências urbanas,apresentando possíveis soluções com ideias criativas, das quais, muitas simples, dependendo apenas de vontade política para sua adoção. Observo e preocupa-me o inchaço da cidade sem haja um planejamento a curto, médio e longo prazos, para um desenvolvimento orientado segundo os legítimos interesses da sociedade civil sempre visando o bem comum, inseridos num contexto mais amplo, a fim de torná-la sede de região metropolitana. Da leitura e análise do conteúdo desta obra, esperamos que o leitor possa traçar um paralelo ent4re a cidade real dos dias atuais e o que eventualmente ela poderia ser, tivessem sido adotadas algumas das sugestões preconizadas. Embora sendo esta uma das boas cidades quanto a qualidade de vida apresentada, é preocupante o processo de deterioração inevitável se iniciativas para correção de rumo não forem urgentemente adotadas. Convido os leitores a fazerem atenta e cuidadosa reflexão sobre o aqui exposto, para uma tomada de posição, e atuando , tenhamos esta cidade, amanhã melhor do que hoje!
O autor
Jorge compareceu ao evento acompanhado de sua simpática esposa , Araci, e recebeu um exemplar do livro de AC Tórtoro, Repercutindo Educação.
Prestigiaram a presença dele amigos e associados do Clube.
A Diretoria do Regatas, como de costume, serviu o tradicional café da manhã aos presentes.
A bibliotecária Deise recebeu exemplares do livro das mãos do autor — que vieram enriquecer o acervo de mais de dois mil títulos.

Fotos de Lu Degobbi – Grupo Amigos da Fotografia

Escritores no Regatas, LITERATURA