OTONIEL MOTA : O FILHO A CASA TORNA

“Do alto dessas pirâmides 40 séculos vos contemplam”

Napoleão Bonaparte

Numa sexta-feira, tarde de primavera, ao entrar pelo portal da Escola Estadual Otoniel Mota, a fim de participar de uma sessão de entrevistas com alunos do colégio, a convite da amiga Shirley Stefani,  pensei: do alto dessas paredes 45 anos me contemplam.
Desde 1968 eu não entrava no meu  IEOM ( Instituto de Educação Otoniel Mota) onde, na década de sessenta,  estudei da 5ª. série ginasial ao 1º. Científico de Engenharia.
Foram momentos de contida emoção, sentida ao percorrer aqueles históricos corredores na companhia de Luizinho Pompolo — ex-aluno do Anchieta e, atualmente, aluno e ativista cultural no meu antigo Colégio do Estado — e de muitos “fantasmas” de pessoas queridas: Márcio De La Corte, Lucy Musa Julião, Décio Setti, Jorge Spirópolis, Romero Barbosa…
Recebido com um carinho incrível por um grupo de alunos do Ensino Médio — dentre eles Hemilly Renally, Thiago, Richard Oliver e Luizinho — e pelas professoras Shirley,  Henriete e Heloisa Alves, passamos, das 16 às 18 horas, falando sobre educação, poesia, mundo atual, minhas obras literárias, e fatos ocorridos durante minha vida escolar naquele tradicional e histórico estabelecimento de ensino.
Foram lidos meus poemas, recebi uma caneta de presente, e Lu, minha esposa, — e fotógrafa naquele momento —, recebeu um vaso de flores.
E como não poderia deixar de ser, durante aqueles momentos mágicos ocorreu um fato marcante: o professor de Filosofia, Nestor, trouxe nas mãos um exemplar de “Os Lusíadas – Edição Escolar Comentada”, escrita em 1917 por Othoniel Motta, que fora encontrado, nos porões da biblioteca, por uma equipe de pesquisadores que tinha acabado de sair do local.
Nas palavras de Luiz Pompolo, o agradecimento traduzindo os olhares de carinho e afeto que recebi: “Os alunos do 1º.F da Escola Estadual Otoniel Mota agradecem solenemente a visita do Orientador Educacional do Colégio Anchieta, escritor e poeta, Antonio Carlos Tórtoro, que pôde estar presente conosco nesse dia especial, compartilhando cada momento na biblioteca. Aprendemos hoje que é importante o jovem estar sempre próximo aos livros, e que devemos sempre estar buscando a sabedoria, para nos tornarmos grandes homens aos olhos dos homens de bem. Entregamos a você essa pequena e simples lembrança ( uma caneta)  para que você possa se recordar dessa maravilhosa visita, sabendo que a mesma não foi em vão, e para que, amanhã, não se esqueça do que vivemos hoje, sabendo que tivemos a oportunidade de contemplar a importância da Educação. Infelizmente chegamos ao fim desse encontro, mas esperamos que você possa vir mais vezes, em outras oportunidades. Nesse momento, nós representamos toda a escola, e saiba que sempre abraçaremos essa causa, e que você será sempre muito bem-vindo”.
Enfim, meus agradecimentos a todos que me permitiram fechar uma semana de maneira inesquecível.

 

Fotos de Lu Degobbi – Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto

ANTONIO CARLOS TÓRTORO
ancartor@yahoo.com
www.tortoro.com.br
 

DEPOIMENTOS SOBRE O EVENTO

Muito obrigada amigo Tórtoro.
Agora eu chorei… pelas fotos, pelo texto, mas, principalmente pela espiritualidade  presente (durante os preparativos para recebê-lo, durante o evento e  que  continuará seguindo nossos passos no percurso desse caminho literário que encanta, educa e rejuvenesce.

Felizes aqueles que conseguem perceber a beleza da alma adolescente.

SHIRLEY STEFANI

Hoje, ainda que seja sexta-feira, quero agradecer a visita do Antônio Carlos Tórtoro, na Escola Estadual Otoniel Mota, na qual, farticipou de uma entrevista, com os jovens que muito se interessavam pelo assunto. Foi uma emoção e tanto, em ver a tua felicidade de tornar ao colégio depois de 45 anos, e se deparar com uma biblioteca cheia de alunos a sua espera….
Muitíssimo obrigado pela sua presença, e pelo tempo que passamos juntos naquela entrevista…

LUIZ POMPOLO

isso sim é biblioteca de escola!
As bibliotecas escolares são celeiros de escritores e precisam oferecer ambiente acolhedor, higiene e sobre tudo ser centro difusor de cultura.
Parabéns Antônio Carlos Tórtoro.

IARA FONSECA

Perfeito encontro..Antonio Carlos, uma linda Biblioteca e Luizinho..combinam com vcs.

MARA OZELAME70_12606-1 70_12598-1 70_12599-1 70_12600-1 70_12601-1 70_12602-1 70_12603-1 70_12604-1 70_12605-1

LITERATURA