AC TÓRTORO E LU DEGOBBI VISITAM A EXPOSIÇÃO “FERRO, GENTE & LIVROS” NO CENTRO CULTURAL PALACE

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: FERRO, GENTE & LIVROS

“Todo el mundo me dice que tengo que hacer ejercicio. que es bueno para mi salud. Pero nunca he escuchado a nadie que le diga a un deportista: tienes que leer “

José Saramago

Esse pensamento de Saramago aflorou-me à  mente quando entrei pela primeira vez em uma academia, e constatei a beleza dos corpos e dos equipamentos: “Todo mundo me diz que eu tenho que me exercitar. É bom para a minha saúde. Mas eu nunca ouvi ninguém dizer a um atleta: você tem que ler”.
Sempre li muito, mas nunca pensei seriamente em me preocupar com passar horas sobre uma esteira, fazendo abdominais, flexões, enfim, tudo aquilo que se faz num templo onde se cultua o corpo.
Eu sempre dei prioridade a outros templos ( bibliotecas).
Puxar ferro, nem pensar.
Tanquinho,  nem nos melhores sonhos.
Eu só malhava a mente.
Faltava o equlíbrio: Mens sana in corpore sano .
Depois de alguns dias frequentando uma academia, percebi que não existia antagonismo entre ler e malhar: muito pelo contrário.
E resolvi (AC Tórtoro) , juntamente com minha esposa, Lu Degobbi,  transmitir esse meu sentimento em forma de fotografia, acreditando que, entre a máquina (ferro) e o livro, sempre poderá existir  um ser humano (gente) consciente,  preocupado com uma melhor qualidade de vida.
E o resultado é a exposição “Ferro, Gente & Livros”, apresentada no Centro Cultural Palace, durante a 16ª. Semana de Fotografia de Ribeirão Preto, de 25 de setembro a 15 de outubro de 2013, composta de 28 fotos, 30 x 40, coloridas, sempre, cada uma delas, buscando composições entre partes da máquina,do corpo humano, e a presença, quase despretensiosa,  mas muito importante, de um livro.
Cuidei da criação e produção, deixando para minha esposa a tarefa de clicar, de registrar cada um dos momentos que só se tornaram realidade com o apoio da BPM Academia (espaço e equipamentos)   e da Livraria Paraler (livros).
Aos modelos , alunos do Colégio Anchieta, Henrique Carreira Martins, João Vitor Zaniolo de Oliveira, Luiz Vilas Boas Garcia Brasil, Bárbara Pereira Ramos, e à freqüentadora assídua da BPM, Paula P. Diniz, nossos sinceros agradecimentos por acreditarem em nossos objetivos e idéia.
Não pretendemos com nosso trabalho  dizer aos atletas que eles têm que ler, e nem dizer aos leitores que têm que frequentar uma academia.
Mas deixamos a sugestão.70_12583-1 70_12578-1 70_12579-1 70_12580-1 70_12581-1 70_12582-1

FOTOGRAFIA