EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “ROSAS” NO CLUBE DE REGATAS.

De 2 a 30 de novembro de 2013, no restaurante a la carte do Clube de Regatas, os fotógrafos Lu Degobbi e AC Tórtoro, do Grupo Amigos da Fotografia,  estarão realizando a exposição fotográfica  “Rosas”.
São 28 fotos coloridas, 25×38, clicadas, principalmente nos bastidores,  durante a apresentação da Escola de Samba Rosas de Ouro no Clube de Regatas Ribeirão Preto

 

ROSAS DE ÉBANO, ROSA BRANCA, ROSAS DE OURO.

“ Me leva que eu vou / Sonho meu / Atrás da Verde-e-Rosa / Só não vai quem já morreu…”

Caetano Veloso

Que me perdoem a Mangueira e Caetano, mas na noite de 19 de outubro, no Clube de Regatas Ribeirão Preto, durante a apresentação da Sociedade Rosas de Ouro, deu vontade de cantar : “Me leva que eu vou / Sonho meu / Atrás da Rosas de Ouro / Só não vai quem já morreu…”.
Fundada em 1971 — Campeã do Carnaval Paulistano em 2010, oitavo lugar em  2011, e vice-campeã em 2012 e 2013 — por um grupo de quatro amigos, José Luciano Tomás da Silva, João Roque “Cajé”, José Benedito da Silva “Zelão” e entre eles o seu eterno presidente Eduardo Basílio, que permaneceu à frente da escola até outubro de 2003, e dá nome à sua quadra, é, hoje, uma das maiores e bem estruturadas Escolas de Samba de São Paulo.
Seu nome vem de uma condecoração do Papa Gregório II em 730, para condecorar virtuosas princesas católicas, o bouquet de Rosas de Ouro, contidas em um vaso de forma elegante, ricamente decorado, abençoado pelo Papa antes da missa do quarto domingo de quaresma. Após a assinatura da Lei Áurea, em 1889, sua alteza imperial – Princesa Isabel seria condecorada por iniciativa do Papa Leão XIII, que a entregou uma “Rosa de Ouro”.
A ascensão da Rosas de Ouro foi meteórica. Desfilou pela primeira vez em 1973, no segundo grupo, e ficou em quarto lugar. No ano seguinte ganhou o segundo grupo e subiu para o grupo principal. Em sua primeira aparição entre as grandes escolas de samba ficou com o vice-campeonato. Seus sambas, nos primeiros anos de existência foram feitos pelo compositor Zeca da Casa Verde.
Em 1983 veio a alegria maior para os componentes da “Roseira”, apelido carinhoso da Escola, o campeonato com o enredo Nostalgia, último samba que Zeca da Casa Verde fez para a Escola, e que era uma volta a São Paulo do começo do século XX.
Mas voltemos aos momentos mágicos que a Diretoria do Clube de Regatas ofereceu, — em forma de sorridentes e gentis rosas humanas —, aos seus associados: quatro rosas de ébano — mulatas fenomenais —,  e uma deusa, —  rosa branca —, de pele ardentemente alva, que ao som envolvente e ritmo empolgante de uma fração da bateria da Roseirinha, levaram os regateiros ao delírio.
O palco tremeu por mais de três horas, numa noite agradável de Primavera,  durante a Festa Tropical que reuniu associados do Regatas na área do bocha: gente bonita e com vontade de passar momentos agradáveis à beira do Pardo.

ANTONIO CARLOS TÓRTORO

ancartor@yahoo.com
www.tortoro.com.br

70_12658-1 70_12655-1 70_12656-1 70_12657-1

FOTOGRAFIA