DESCOBRIMOS: VIVEMOS NUM BURACO NEGRO.

” O único que podemos saber é que nada sabemos, e nisso está o vôo mais elevado da sabedoria humana! “

Leon Tolstói

Nunca rimos tanto, eu e Lu, minha esposa, depois de ouvirmos a entrevista do físico Marcelo Gleiser, sobre o Bóson de Higgs, ou partícula de Deus —  apesar de Higgs ser ateu —, no programa Canal Livre, da Band, num final de noite de domingo.
Depois de ouvirmos atentamente perguntas e respostas sobre buracos negros, física quântica, tentativas de explicar ao público, de uma maneira simples, o que são os Bóson de Higgs — é só imaginarmos um lago  em atirarmos uma pedra. Nele se formam ondas. Essas ondas são as partículas de Deus . Simples assim.
Mas não existe a certeza de que assim seja. Existe uma possibilidade, inclusive, de não ser assim.
O Bóson de Higgs não é uma partícula que possa ser vista, ou seja, não tem massa, mas é a responsável pela existência de todo tipo de  massa.
É como na Geometria Plana, uma área da Matemática — expliquei para minha esposa, atenta ao meu lado, ouvindo o físico,  Mitre e seus companheiros de entrevista — o ponto não tem dimensão, mas entre dois pontos existem infinitos pontos formando uma reta que tem o comprimento como dimensão. Colocando-se retas que não têm largura, lado a lado, criamos um plano com comprimento e largura. Finalmente fazendo o mesmo com planos, temos uma figura espacial com comprimento, largura e altura. Ou seja, juntando-se pontos que não têm dimensão, obtemos algo em três dimensões.
Nesse momento nossos cérebros já pareciam estar em plena convulsão. Os olhares dos entrevistadores , na tela da TV, denunciavam um misto de espanto, dúvida, com as certezas — antes existentes —, mergulhadas numa escuridão total: não havia luz no fim do túnel, não existiam respostas concretas e definitivas.
Até Deus foi trazido para o centro das discussões, mas nada adiantou.
Ou seja, eu e minha esposa chegamos à conclusão de que  toda a estrutura da Física Quântica é baseada no famoso Bóson de Higgs…que parece não existir.
Então Lu,  PhD em SCV – Simplificação das Complicações da Vida, chegou a uma conclusão que, penso eu, deveria merecer  um Nobel: estamos dentro de um buraco negro (desconhecimento da Luz, da Verdade) , vendo ( ou melhor, não vendo) as coisas acontecerem de dentro para fora.
Achei genial, e explico o motivo.
Realmente, apesar de acharmos que conhecemos muito, na realidade não sabemos nada: vivemos na escuridão total, numa ignorância sem fim, num buraco negro,  porque, como afirmou Sócrates: Só sabemos que nada sabemos.
E diante do ridículo da situação, morremos de rir…para não chorarmos de vergonha de tamanha ignorância humana.

ANTONIO CARLOS TÓRTORO
ancartor@yahoo.com
www.tortoro.com.br
70_12617-1

ARTIGOS