AC TÓRTORO E SEU LIVRO “REPERCUTINDO EDUCAÇÃO” NA BIBLIOTECA DO CLUBE DE REGATAS

O escritor  Antonio Carlos Tórtoro realizou  manhã de autógrafos do livro,  “REPERCUTINDO EDUCAÇÃO” na Biblioteca do Clube de Regatas, no domingo, dia 23 de outubro de 2011, das 10  às 11 horas  da manhã.

A presença dele foi a 43ª de uma série, que tem levado escritores ao Regatas, em um  domingo de cada mês,  com o objetivo de incentivar a leitura e apresentar aos regateiros os escritores de Ribeirão Preto e região.

Antonio Carlos Tórtoro é jornalista, com Citação na Enciclopédia de Literatura Brasileira de Afrânio.
É  Idealizador/fundador e 1o. Presidente Provisório da ARE – ACADEMIA RIBEIRÃO-PRETANA DE EDUCAÇÃO ( 3/8/2002) ,  é ex-presidente da ARL-ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS; Membro da ALARP-ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE RIBEIRÃO PRETO. PUBLICAÇÕES : É autor dos livros de poemas “ECOS ” e  “EDELWEISS” lançados em 1991 e 1992, respectivamente. “ MOSAICO “ , livro de poemas lançado  em junho de 2000 . Lançou livro de poemas “  ANTOLOGIA  DE POESIAS” , antologia Ítalobrasileira , bilíngüe, com o poeta , Cláudio  De Donatis , em agosto de 2003 .  A sua obra mais importante é o livro de poemas “ESTRELAS NO MAR “- COLEÇÃO VEREDAS- EDITORA MODERNA , lançado em 1 994 e que concorreu ao PRÊMIO JABUTI/95 .
É autor dos textos anexados às fotos do livro  ARQUITETURA DO PASSADO- UM OLHAR SOBRE RIBEIRÃO , lançado em setembro de 2005, e dos textos (e fotos) anexados às fotos dos livros  RIBEIRÃO PRETO – O PASSADO MANDA LEMBRANÇA (Vol. I, II e III)  , lançados em 2006 e 2007, trabalhos conjunto com o GRUPO AMIGOS DA FOTOGRAFIA, do qual é fotógrafo e Diretor para Projetos Culturais.
Em 2010 lançou o livro PIACEVOLEZZA, que, em fotos , depoimentos e poemas, conta um pouco do antigo Colégio Santa Úrsula da rua São José.

Sobre o livro REPERCUTINDO EDUCAÇÃO, Ely Vieitez Lisboa diz o seguinte:
“Quando Antônio Carlos Tórtoro convidou-me para prefaciar seu livro Repercutindo Educação e sinestesia decorrente de suas relações, senti-me honrada, mas cheia de preocupação. Artigos sobre Educação, Escola e relações familiares, em geral são teóricos e tediosos. Mesmo assim, conhecendo o amigo íntegro, de personalidade forte, e o intelectual dinâmico, hoje um leitor ávido de grandes autores, aceitei. Surpresa, até meio fascinada, comecei a leitura dos oitenta artigos publicados em jornais ou veiculados na Internet. Alguns eu já conhecia. E foram estes, principalmente, que me deram a certeza de que a tarefa seria puro deleite. E foi.
Iniciando o livro, descobre-se logo a razão da leitura agradável, apesar dos temas aparentemente comuns e já muito explorados. Os argumentos, as análises, os posicionamentos do Tórtoro Professor, Coordenador Pedagógico e Orientador Educacional são sempre frutos do vivido, do vivenciado dia a dia, e não de meras teorias. É isso que dá força aos textos, com títulos, argumentações e abordagens diferentes.
Em vários artigos, Tórtoro analisa a exagerada e perniciosa proteção dos “hiperpais”, com consequências desastrosas, como denuncia a pediatra americana Marily Heins. Outros grandes autores, como Artur da     Távola, alertam para esse perigo tão comum, alimentado pela falta de punições e advertências aos pequenos infratores na escola.
Em Dissecação Literária, ACT transcreve uma Carta Aberta que lhe escrevi, no Jornal Metrópolis, em 2002. Hoje, quase dez anos depois, vejo que Tórtoro não mudou. Esse Quixote redivivo continua lutando bravamente contra todos os moinhos de vento que encontra.
A obra Repercutindo Educação faz a apologia da escola mais séria, com punições dos deslizes de alunos infratores, realçando a importância de torná-los mais responsáveis.  Tórtoro não se dobra diante das modernidades que, na realidade, acabam por alimentar a Era da Permissividade, formando adolescentes e jovens falhos e frouxos. É um posicionamento otimista e meio utópico, mas muito lógico e lúcido.
Artigos profundos realçam grandes autores como Rubem Alves, ou o escritor João Ubaldo Ribeiro. Homenageia figuras ilustres, como o faz, postumamente, falando de Rubem Cione, ou discute asserções de figuras de fama universal: Freud e Melanie Klein.
Antônio Carlos Tórtoro, intelectual sério, estudioso, de um dinamismo exacerbado e raro, tornou-se, hoje, mais do que nunca, um leitor voraz de obras famosas, best-sellers nacionais e/ou estrangeiros. O resultado é que seus artigos publicados semanalmente, na Internet, tornaram-se mais eruditos, literários, muito atraentes. É de se esperar o sucesso deste livro. E mais: com certeza, logo teremos uma nova obra de nosso D. Quixote das Letras”.

Site : www.tortoro.com.br

Acompanhou o escritor sua esposa, Lu DEgobbi.
Prestigiaram o evento o Presidente do Regatas, Waldo Da Col e os Diretores Rodrigo Simões e Luiz Carlos Collucci; a escritora da ARL , Fernanda Ripamonte e seu esposo Francisco e Elisa Alderani; os amigos regateiros Elizete , Wilson e Dorama; a fotógrafa, Sonia Franco, do Grupo Amigos da Fotografia,  além de leitores e associados do Clube.
A Diretoria do Regatas, como de costume, serviu  o tradicional café da manhã aos presentes.
A bibliotecaria Deise recebeu das mãos de Tórtoro um exemplar para os leitores regateiros.

Fotos de Lu Degobbi – Grupo Amigos da Fotografia70_11535-1 70_11531-1 70_11532-1 70_11533-1 70_11534-1

Colégio Anchieta, EDUCAÇÃO, Escritores no Regatas, LITERATURA