AC TÓRTORO E LU DEGOBBI: SARAU LITERÁRIO NA MANSÃO DE HELOISA E DANTE

Céu estrelado, noite calorenta de fim de inverno, agradável, música envolvente, declamações, danças, champanhe, beliscos e os trinados de um pássaro preto acompanhando  Zequinha de Abreu no Tico-tico no Fubá.
Essa é a imagem que restou do “Sarau entre amigos” que aconteceu na noite do dia 11 de setembro, na residência dos escritores Heloisa Crósio e Dante Marcucci, rua Dr. Jorge Tibiriçá, 481, região nobre entre a Presidente Vargas e Avenida Independência, onde os convidados foram recebidos em ambiente aconchegante e intimista.
Para quem não conhece, esse momento prazeroso chamado sarau é um evento cultural ou musical realizado geralmente em casa particular onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura e teatro. Evento bastante comum no século XIX que vem sendo redescoberto por seu caráter de inovação, descontração e satisfação. Consiste em uma reunião festiva que ocorre à tarde ou no início da noite, apresentando concertos musicais, serestas, cantos e apresentações solo, demonstrações, interpretações ou performances artísticas e literárias.
A poetisa e idealizadora do projeto abriu o coração e as portas de sua residência  para receber amigos e convidados especiais para , juntos, celebrar a vida e a amizade: e como celebramos !
A noite teve início com a anfitriã Heloisa discorrendo sobre as origens do sarau, seguindo-se a leitura de seu poema e o do seu esposo, poeta Dante Marcucci. Antonio Carlos Tórtoro (Ex-presidente da ARL- Academia Ribeirãopretana de Letras, membro da ALARP – Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto e ex-presidente da ARE – Academia Ribeirão-pretana de Educação)  — acompanhado de sua esposa, a fotógrafa Lu Degobbi do Grupo Amigos da Fotografia —, leu seu  poema,  “Salvador sem você” , do livro Estrelas no Mar , Editora Moderna. E as participações continuaram passando pela interpretação envolvente de Rafael Heiji em Abismo de Rosas, coral cantando Carinhoso, e a dança da valsa de Nely Cyrino de Mello com o cantor Leandro Silva, ao som da Mazurca Choro,  de Heitor Villa Lobos.
Dentre os convidados estavam Irene Coimbra (jornalista do programa Ponto e Vírgula e membro da ARL), Nely Cyrino de Mello (ALARP e ARE), Heloisa Bolleli e esposo, Luiz Eduardo (Jornal Metrópolis), Eliane Ratier ( declamando seu poema em homenagem a Vinícius de Moraes) , Adélia Ouêd,  Maris Ester (Presidente da Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto), os escritores Cesar Augusto Batista, poeta Toledo, o jovem Guilherme Mapelli Venturi e Elisa Alderani ( que declamou poema em italiano).
Ao final a anfitriã Heloisa Crósio leu o texto de Fernando Pessoa em homenagem aos amigos presentes :
“Meus amigos são todos assim: metade loucura, outra metade santidade. Escolho-os não pela pele, mas pela pupila, que tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta. Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos, nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice. Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto, e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou, pois vendo-os loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a normalidade é uma ilusão imbecil e estéril”.
Uma noitada inesquecível, em plena terça-feira, enquanto esperávamos a primavera chegar.

Fotos de Lu Degobbi – Grupo Amigos da Fotografia.70_11919-1 70_11908-1 70_11909-1 70_11910-1 70_11911-1 70_11912-1 70_11913-1 70_11914-1 70_11915-1 70_11916-1 70_11917-1 70_11918-1

LITERATURA