AC TÓRTORO: JURADO NO 8o. SALÃO NACIONAL DE ARTE FOTOGRÁFICA DO FOTOCLUBE ABCclick

 

O 8º Salão Nacional de Arte Fotográfica que o Fotoclube ABCclick está promovendo terá um júri técnico formado por representantes de diversas localidades brasileiras. A lista dos representantes dos fotoclubes que farão a avaliação final das fotos inscritas está no site do ABCclick e até a data de hoje já estão confirmados entidades de várias regiões do pais, desde o Estado do Amazonas, com um jurado do Fotoclube Lentes da Amazônia, até o Rio Grande do Sul, onde dois fotoclubes confirmaram presença: Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul e Foto Clube Porto Alegrense.

Mas a lista é grande de entidades de outros Estados, como o da Bahia, onde o representante do Salvador Foto Clube, Henrique Paraguassú que ocupa o cargo de Diretor Financeiro, comenta que “nestes momentos de incertezas, de tantas dificuldades, em que são impostas ainda mais dificuldades para a arte e para a fotografia, é fundamental que tenhamos movimentos de apoio e fortalecimento à arte, como é o caso deste salão”. Já o Presidente do Clube de Arte Fotográfica Camaçari – CAFC, Marilton Trabuco, esclarece que “avaliar o trabalho dos colegas é uma tarefa que necessita de responsabilidade e comprometimento” e complementa afirmando que “é uma oportunidade de aprendizado que de alguma forma impacta da fotografia de cada um dos jurados”.

Outros Fotoclubes, como o Lente Cultural Coletivo Fotográfico, do Distrito Federal, Retrovisor Fotoclube, do Rio de Janeiro e o Foto Clube de Londrina, do Paraná, já confirmaram seus representantes. A Associação Fotográfica RioFotográfico, através de seu representante Flávio RB, que também participará do Júri Técnico, afirma que a “8ª edição deste prestigiado Salão Nacional de Arte Fotográfica, seja o indicativo de que devamos renovar a visão do que é o fotoclubismo como local, mesmo que virtual, para a troca e união entre os amantes da fotografia”.

São Paulo tem a maior presença, com até agora 6 confirmações: Associação Jauense de Ambiente e Cultura – AJAC, Clube Foto Amigos de Santos, Grupo Luminous de Fotografia, Associação de Fotógrafos Fototech e o tradicional Foto Cine Clube Bandeirante, o mais antigo Fotoclube em atividade no Brasil. Outro jurado convidado, Antonio Carlos Tórtoro, Diretor de Projetos Culturais do Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto, afirma que é “grande a responsabilidade e importância dos fotoclubes participarem,principalmente incentivando o compartilhar de imagens entre os jovens”.

Esse seleto e, ao mesmo tempo, diversificado grupo de jurados, terá a responsabilidade de classificar as melhores fotografias dentre as centenas que já estão sendo inscritas no 8º Salão Nacional de Arte Fotográfica ABCclick, que ainda aguarda outros representantes dos quase 100 fotoclubes brasileiros se manifestarem na intenção de compor o Júri Técnico

O sistema de votação é a clássica Foto x Foto, onde as imagens concorrem entre si, com os jurados dando votos para as melhores fotos apresentadas aleatoriamente pelo sistema de votação. Ao final, são contabilizados as fotografias com mais votos para determinadas a ganhadoras, cujos autores receberão cópias em impressão Fineart.

Além da exposição virtual com as imagens ganhadoras, está previsto uma exposição física durante o 3º Festival de Fotografia de Paranapiacaba, em novembro, caso a situação da pandemia permita atividades no local.

O período de inscrição se encerra no dia 30 de julho de 2020 e quem está interessado em participar, basta se inscrever pelo site do Fotoclube (www.abcclick.com.br/8salao)

 

ACADEMIAS, ARE-Academia Ribeirão-pretana de Educação, ARL- ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, ARTES, CURRÍCULO, FOTOGRAFIA, Fotográfico