AC TÓRTORO NA CERIMÔNIA DE ENTREGA DE PRÊMIOS DO VII SALÃO INTERNACIONAL DE ARTE FOTOGRÁFICA DE RIBEIRÃO PRETO – 2019.

VÍDEO SOBRE O EVENTO: https://drive.google.com/file/d/1xUfgpvkQuQS1cqzLMvmedm6kFOTACGaj/view?fbclid=IwAR3LmXga9EqyP6SQZG6vDP8bEF9J_rnkCdj-VPnSFpmzeKky8tq2Iu_nq1A


FOTOS DE DIVERSOS FOTÓGRAFOS DO GRUPO AMIGOS

O VII Salão Internacional de Arte Fotográfica de Ribeirão Preto teve início no dia 16 de agosto de 2019 – e irá até 16 de setembro – na Casa da Cultura, Praça Alto do São Bento, s/no. , no Morro do Saão Bento, Jardim Mosteiro, Zona Leste da cidade.
O evento teve início com um coquetel, servido aos convidados, a partir das 19h. Duzentas fotos foram selecionadas e expostas ( de um total de 1.780 , de 590 fotógrafos, de 16 Estados brasileiros, e de oito países ( fotos premiadas de 5 países: Japão, Canadá, Noruega, EUA, Alemanha).
Paralelamente, no mesmo local, ocorreu exposição de fotos do jovem fotógrafo, Rod Tórtoro, com o título : “O que revela a Nikon do Rod”: uma homenagem póstuma, e a venda do livro “Tributo a Rod – A saga de um jovem guerreiro”, com renda a ser doada para uma instituição beneficente.
A Secretária Municipal de Cultura, Isabella Carvalho Pessotti, às 20 horas, cortou a faixa verde, cor da bandeira do GAF – Grupo Amigos da Fotografia, e os presentes foram convidados para a abertura oficial do evento.
O Diretor e Presidente Vitalício do GAF, escritor e educador , Antonio Carlos Tórtoro, deu início com as seguintes palavras:

“Senhoras e senhores, boa noite.
Nesta noite estaremos comemorando a vida, seja ela vivida em qual dimensão for.
Comemoramos a vida, porque comemoramos a luz: a luz com a qual cada fotógrafo escreve sua obra.
Nesta noite, convido a todos para colocarem na mesma linha, a cabeça , o olho e o coração para, juntos, registrarmos em nossas mentes toda a explosão de cores e contrastes com as quais nos brindam dezenas de fotografeiros encantados.
Ontem foi o Dia Mundial do Fotógrafo…hoje é a noite da fotografia ribeirãopretana, quando estaremos escrevendo uma página internacional da arte de Daguerre em nossa cidade”.
Em seguida, convidou os presentes para que , de pé, pudessem ouvir e cantar o Hino Nacional Brasileiro.
A seguir, pela primeira vez, é apresentado publicamente o Hino do GAF: música composta por Luiz Gonzaga de Souza, letra de Antonio Carlos Tórtoro, música gravada pela My Fish Studio Musical, produção musical de Ryldo Di Souza e Sérgio Miranda (Serjada) ,Cantor Ozy Ângelo, bateria Lucas Rosa, baixo / violões/ teclado e guitarra Ryldo Di Souza, viola Guilherme, gravado/ mixado e masterizado no My Fish Studio por Ryldo Di Souza.
AC Tórtoro, Mestre de Cerimônia, antes da audição do Hino, juntamente com a apresentação do clip criado por Nathan Cruz, fez a leitura da sua letra. O Hino pode ser ouvido no site : http://www.tortoro.com.br/blog/?p=12564
Teve início então a entrega de Certificados aos alunos do GAF : Claudio Spinola, Letícia Marques e Bruna Monfredini (Curso Avançado) e para Thierry Torino ( Curso Básico), cujas fotos ficaram expostas no espaço do MIS – Museu da Imagem e do Som, 1º. andar da Casa da Cultura.
AC Tórtoro deu início à homenagem do GAF aos fotógrafos que produziram , e/ou ainda produzem, fotos analógicas, com as seguintes palavras:

“Na era digital em que vivemos hoje, fica até difícil imaginar que ainda há gente que dedica tempo e dinheiro em equipamentos fotográficos analógicos. Mais que um hobby, a fotografia analógica é considerada, por muitos, um estilo de vida e não é tão difícil assim encontrar fotógrafos profissionais e amadores que preferem os equipamentos de filme.
Algumas pessoas, inclusive, investem em uma grande coleção de diferentes equipamentos analógicos e filmes que fazem com que as fotos tenham efeitos diferentes, e sem precisar de qualquer programa de edição.
Os mais jovens, que não tiveram contato com a fotografia analógica, podem pensar que esse hábito é apenas uma atividade saudosista e que as câmeras analógicas não substituem as digitais, mas o contato com os filmes e a fotografia completamente manual pode ser um grande aprendizado, até para os fotógrafos que trabalham com os equipamentos digitais”.

E procedeu-se a entrega de medalhas de ouro aos fotógrafos: Fernando Gaya, Douglas Intrabartolo, Clóvis Quintale, Sônia Franco, Lia Bosquim, Vilma Moreno, Elza Rossato, Aurélio Theororo, Francisco Ripamonte, Marco Pires, Carlos Lagamba e J.F. Pimenta.

Foi então convidada a fotógrafa Rosely Correia para receber Medalha de Ouro pelo 1º. lugar na categoria Juri Popular.

Procedeu- então à entrega de 1º. , 2º. e 3º. lugar, categorias : Internacional / Diversos, fotoclubistas pXb, fotoclubista monocromática, fotoclubista cor, e fotoclubista Celular.

A seguir, entrega de 1º. , 2º. e 3º. lugar, categorias: Não afiliados pXb, Não afiliados Monocromática e Não afiliados Cor.

Finalmente, procedeu-se a entrega de 1º. , 2º. e 3º. Lugar para os Amigos da Fotografia:pXp, Monocromática/digital, Monocromática/analógica,Celular, Digital Cor e Analógica Cor.

Os troféus de 1ºs. , 2ºs. e 3º.s. lugares receberam nomes de fotógrafos falecidos, nacionais e internacionais: Eduardo Salvatore, Paulo Pires, A.C. Sales, João Rossato, PC Falseti, Samuel Baptista, Vicente João Pedro, Walderley Quito, J. Matos, Henri Cartier-Bresson, Sebastião Salgado, Ansel Adams, Rod Tórtoro, Francisco Amêndola e Rubens Guerra.

Os fotógrafos que receberam Menção Honrosa, em cada uma das categorias acima, também receberam suas Medalhas de Ouro.

As esposas de Carlos Lagamba (Rosa Lagamba) , Fernando Gaya (Marilise Gaya) e AC Tórtoro (Lu Degobbi) , receberam medalhas pelo apoio dado a eles durante a preparação do VII Salão.

A seguir, foi dada a sequência ao evento, com os agradecimentos devidos.

À equipe do GAF, nota 10: Carlos Lagamba, Claudinho Spinola, Bruna Monfredini , Fernando Gaya, Fernanda e Francisco Ripamonte, Letícia Marques, Wanderley Pascoto, Elza Rossato, Lu Degobbi, AC Tórtoro…e outros que, direta , ou indiretamente, colaboraram para que o VII Salão se tornasse realidade.
Aos responsáveis pelo Portal Movimento das Artes , Diamantino e Sueli: http://www.movimentodasartes.com.br/especial/siafrp2019/categ.htm
Aos funcionários da SMC : Rodrigo (Chefe de seção do Arquivo Público) e Fabrício.
Ás responsáveis pelo coquetel : as irmãs Sonia e Valéria.
Ao Marcelo Chiode, do Fotoclube de Jaú.
Ao José Luiz Pedro , da Confoto.

Em especial aos mecenas: Marcos Botelho , do Ribeirão Shopping ; Vilibaldo Faustino , da Villimpress e João Alberto de Andrade Velloso , do Colégio Anchieta.
Aos jurados: Jair Correa, J.F. Pimenta (Jornal Tribuna) , José Mário (Jornal Enfim) , Mariângela Quartim, Marco Pires ( da Espaço Vídeo e Foto) , Clóvis Quinta , Alexandre Fabrício Pontes da Silva ( da Yazigi) , Vilmar Moreno e Lu Degobbi. Momento da escolha pode ser visto no site http://www.tortoro.com.br/blog/?p=12894.

Fotos de Lu Degobbi – Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto

ACADEMIAS, ARE-Academia Ribeirão-pretana de Educação, ARL- ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, Colégio Anchieta, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO, FOTOGRAFIA, Fotográfico