AC TÓRTORO: COORDENADOR GERAL DA GINCANA DO COLÉGIO ANCHIETA 2019

No dia 15 de março de 2019 , nas dependências do Colégio Anchieta , foi realizada —sob coordenação do prof. Antônio Carlos Tórtoro, apoio da diretora, Profa. Alcilene Soares Aguiar, do mantenedor , Prof. João Alberto de Andrade Velloso e das Coordenadoras Ana Paula Hermanson (EM) e Lúcia Helena Martins da Palma (EFII) — a 38º. GINCANA DO COLÉGIO ANCHIETA / 2019, cujo tema foi EFEMÉRIDES DE 2019 — com o objetivo de sensibilizar os alunos para as causas beneficentes e cidadãs: regulamento e provas, na íntegra, no site do Colégio Anchieta www.anchieta-rp.com.br ou abaixo.
Essas Gincanas do Anchieta são culturais, cívicas, esportivas e beneficentes, e ocorrem desde 1981.
Participaram em apoio aos alunos os professores: Denise Moraes, Rafael Luppe, Débora, Maria Inês, Marcos (segurança) , Vera Hanna, Eduardo Nogueira, Matheus, Maria Fernanda, Alexandre Barros e Paulo Pelegrini.
As efemérides lembradas com provas foram:
70 anos das obras de Monteiro Lobato que agora caíram em domínio público.
90 anos de aniversário de Popeye.
60 anos da morte de Heitor Villa-lobos.
230 anos da Inconfidência Mineira e Queda da Bastilha.
40 anos do Colégio Anchieta.
130 anos da Proclamação da República.
50 anos da morte de Boris Karlof.
470 anos da Fundação da cidade de São Salvador – BA – Primeira capital do Brasil.
Na abertura, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da chacina ocorrida recentemente em Suzano, Grande São Paulo, Escola Prof. Raul Brasil, e, em seguida, as equipes desenvolveram performances homenageando nomes de personagens dados à sua respectiva equipe (Monteiro Lobato, Popeye, Heitor Villa-lobos e Tiradentes).
No decorrer da Gincana 2019, as equipes desenvolveram as tarefas de acordo com o Regulamento (apresentado logo a seguir desse texto).
Agradecemos a inestimável participação da Comissão Julgadora (Prof. Rodrigo Daniel M. Righini, Walter José Minto e André Luiz de Faria) e dos professores que cumpriram tarefas ao lado de seus alunos.
Na campanha beneficente arrecadamos, leite (382 caixinhas Longa Vida) , fraldões geriátricos (440 fraldões) , arroz e feijão ( 820 quilos) e outros mantimentos, que foram doados a instituições beneficentes da cidade, dentre elas: Centro Mariano Nascimento, Casa do Vovô, Comunidade Espírita Saga de Cristo,Fundo Social da Prefeitura de Ribeirão Preto e Escola da Samba Embaixadores . Nossos agradecimentos à Mara e Soninha que receberam as doações dos alunos durante a semana da Gincana.
Em parceria com o Hemocentro do Hospital São Francisco, realizamos coleta de sangue – 50 doadores – das 7.30 às 12 horas.
As tarefas da Gincana Esportiva foram criadas, organizadas e coordenadas pelos professores Ronaldo e Lana e o torneio de xadrez esteve sob orientação e supervisão do professor Kevin.
Em torno de 400 alunos, pais e professores participaram ativamente dessas atividades que foram devidamente registradas pelas lentes de Marco Pires da Espaço Prime : www.eventosespacoprimerp.com.br.
Manoel Simões esteve presente e registrou imagens para serem mostradas em seu programa na TV.
Ao final de todas as tarefas cumpridas, de forma inédita, todos os alunos, das quatro equipes participantes, formaram um círculo na quadra, de mãos dadas, e correram para o centro da mesma para se abraçarem e festejarem o sucesso do evento. Também realizaram uma rápida limpeza no espaço utilizado, a fim de colaborarem com o trabalho do pessoal da limpeza: nobre gesto.

AGRADECIMENTOS
Atividade sobre LIBRAS – Eliana Inojossa, Audrya Capel e Juliana.
Mães caracterizadas de baiana: Andreia Bonifácio, Adriana Seixas Ribeiro, Adélia Amorim.
Doação especial de arroz e feijão : William Abduch
Coreografia em uma das apresentações: Daniel Bronhara.
Pais que trabalharam em diversas atividades: Luziane Dallafini, Fabiana Marques, Rosemilton Fayão, Andreia Gomes.

Após acirrada disputa, o resultado foi:
DADOS FINAIS DA GINCANA ANCHIETA 2019.
CLASSIFICAÇÃO GERAL.
1º. LUGAR – EQUIPE HEITOR VILLA-LOBOS – BRANCA – 2.900 PONTOS – Alunos organizadores: Andreia Mortari, Giovana Gomes, Julia merino, Murilo Melo e Raquel Ospina.
2º. LUGAR – EQUIPE POPEYE – VERDE – 2.800 PONTOS – Alunos organizadores: Livia Ribeiro, Lara Santos, Julia Vitória, Cauê Amoroso, Pedro Barradas e Vitor Capelli.
3º. LUGAR EQUIPE MONTEIRO LOBATO – AZUL – 2.600 PONTOS – Alunos organizadores: Ana Beatriz J. Char, Marcela A. Capel Marques e Lucila Gomes Dallafini.
4º. LUGAR EQUIPE TIRADENTES – AMARELA – 1.500 PONTOS – Alunos organizadores: Lucas Aguiar Bezerra, Isabela Santana Reato, Vinicius Kenzo, Felipe Gallo e Letícia Sartori.

RESULTADOS PARCIAIS:
TAREFAS CÍVICO/CULTURAIS
1º. AZUL , 2º. VERDE, 3º. BRANCA E 4º. AMARELA.
TAREFAS ESPORTIVAS (INCLUINDO XADREZ)
1º. BRANCA , 2º. VERDE , 3º. AZUL E 4º. AMARELA
ARROZ E FEIJÃO
1º. AZUL , 2º. BRANCA , 3º. VERDE E 4º. AMARELA.
CAIXAS DE LEITE
1º. VERDE, 2º. BRANCA, 3º. AZUL e 4º. AMARELA
DOAÇÃO DE SANGUE
1º. VERDE, 2º. AZUL, 3º. BRANCA e 4º. AMARELA.
FRALDÕES
1º. BRANCA , 2º. VERDE, 3º. AMARELA e 4º. AZUL
VACINAÇÃO CONTRA HPV
1º. BRANCA, 2º. AZUL, 3º. VERDE e 4º. AMARELA.

Fotos de Marco Pires e AC Tórtoro.

REGULAMENTO DA GINCANA 2019
DIA 15 DE MARÇO DE 2019 – SEXTA-FEIRA – MANHÃ
Das 8 às 12 horas.

TEMA: EFEMÉRIDES DE 2019

LEMA DA GINCANA: “Liberdade, igualdade e fraternidade”.
230 anos da Queda da Bastilha

Equipes: a Gincana Cultural será composta por 4 equipes ,cada uma com aproximadamente 1/4 de alunos de cada turma e uma 5ª equipe de organizadores composta por 4 Professores responsável/incentivador e mais 12 alunos do Ensino Médio: lista com elementos de cada uma dessas equipes organizadoras deverão ser passadas para a organização do evento até o dia 23 de fevereiro.
Cada equipe representará uma cidade sede da copa 2018 – referente ao nome de cada equipe e corabaixo. (queserão dados às equipes por meio de sorteio) :

Equipe 1 – MONTEIRO LOBATO – AMARELA
Equipe 2 – POPEYE – BRANCA
Equipe 3 – HEITOR VILLA-LOBOS – VERDE
Equipe 4 – TIRADENTES – AZUL

Painel na biblioteca: haverá um painel na Biblioteca que deverá ser usado para qualquer tipo de recado dos líderes para suas equipes ou da Comissão organizadora para os líderes, no decorrer do período de preparação da Gincana.

Dinheiro arrecadado : O aluno(a) responsável pela equipe deverá depositar dinheiro arrecadado ( no dia 07/3 , e subsequentes) com a Joyce, na secretaria do Colégio. Valor : R$ 3,00 por alunos para o SOE.

Inscrição : cada equipe deverá apresentar dois nomes de seus representantes junto à comissão organizadora e os nomes dos seus professores representantes.

Penalidades
Penalidade é a perda de 15 pontos a cada minuto excedido do prazo estipulado da prova .

Participação de professores: Os professores que participarão da Gincana deverão ser, sempre, do EF II e do EM. Cada professor(a) só poderá participar de uma única equipe.

Das 8.00 às 8.30
PONTUAÇÃO : 1º. lugar 400, 2º. 300 , 3º. 200, 4º. 100

1. ABERTURA- TORCIDA ORGANIZADA – prova terá 4 min de duração e deverá ter no mínimo 15 pessoas que desfilarão apresentando atividades e fantasias que falem sobre os nomes de suas respectivas equipes. Esta prova tem a finalidade de apresentar aos jurados o tema que estão desenvolvendo . As equipes poderão usar usar tambores, cornetas, etc.

Obs: Os jurados observarão as atividades das torcidas durante a Gincana e poderão acrescentar 100 pontos para a mais animada, ao final das provas.

Das 8.30 às 8.50
PONTUAÇÃO : 100 pontos por tarefa cumprida.

HOMENAGEM AOS 40 ANOS DO COLÉGIO ANCHIETA – Fundado em 8 de março de 1979.

2. Número musical : Cada equipe deverá trazer uma pessoa que conheça a LIBRAS –Linguagem Brasileira de Sinais para, cada uma delas, “cantar”, em LIBRAS, um verso do Hino do Colégio Anchieta. Enquanto isso cada equipe deverá preparar um(a) aluno(a) para “cantar” o refrão, também em LIBRAS.

Tempo de duração : 3 min.

Das 8.50 ÀS 9.10
PONTUAÇÃO : Notas de 0 a 100.

HOMENAGEM A HEITOR VILLA-LOBOS – 60 ANOS DE MORTE – 17/11/1959

3. Dança: Apresentação de um número de dança ao som de Trenzinho Caipira , de Heitor Villa-lobos, com a participação de um casal de professores do Colégio Anchieta.

Tempo de duração: 3min. Número mínimo de alunos: 5.

Das 9.10 às 9.30
PONTUAÇÃO :0 a 100 pontos por classificação + 50 pontos para a melhor caracterização de Marechal Deodoro com cavalo.

HOMENAGEM AOS 130 ANOS DA PROCLAMAÇÃO DA REPUBLICA – 15/11/1889
PROVAS PARA ALUNOS DOS 7º.s ANOS.

4. 2 alunos e 2 alunas, representantes de cada equipe, deverão andar, revezando-se os quatro lados da quadra, levando na boca uma colher com ovo cozido com casca, sendo incentivados, no percurso, por um outro aluno(a) caracterizado de MARECHAL DEODORO DA FONSECA EM SEU CAVALO.

Obs: As equipes devem providenciar as colheres e os ovos/batatas.

Tempo de duração : 3 minutos

Das 9.30 às 9.45
PONTUAÇÃO : Notas de 0 A 100 por classificação + 50 pontos para a melhor caracterização de Tiradentes e Napoleão.

HOMENAGEM AOS 230 ANOS DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA E QUEDA DA BASTILHA – REVOLUÇÃO FRANCESA – 1789
PROVAS PARA ALUNOS DOS 8º.s ANOS.

5. Alunos (dupla) de cada equipe deverão vir devidamente uniformizados de TIRADENTES E NAPOLEÃO. Os pares serão amarrados pelos pés e darão 2 voltas pela quadra.

Tempo de duração : 3 minutos

Das 9.45 às 10.45 -(a atividade do xadrez será concomitante à esportiva).

6. GINCANA ESPORTIVA –(Enquanto os jurados descansam e tomam um lanche) .

PONTUAÇÃO : A estabelecida pelos professores de Educação Física

ENSINO MÉDIO
DUATHLON
2 casais
Prova cronometrada.
Cada participante deverá realizar 1 volta no circuito (1 de bicicleta e 1 correndo).
A ordem de execução (feminino ou masculino em primeiro ou segundo lugar, ficará a critério de cada equipe)
Não poderão participar alunos vestindo: calça ou bermuda jeans, crocs, chinelo, sapato, descalço.

8º e 9º ANOS
PROVA DA BIRUTA (VÔLEI)
2 casais (um casal de cada ano)
Prova cronometrada.
Cada dupla deverá realizar, de forma alternada, os toques com a bola de vôlei, que receberão de seus companheiros de equipe, de um ponto pré determinado, tentando fazer com que a bola caia na cesta.
Prova com duração de 1’ minuto para cada participante.
Vence quem fizer o maior número de cestas.
Não poderão participar alunos vestindo: calça ou bermuda jeans, crocs, chinelo, sapato, descalço.

6º e 7° ANOS
PÊNALTI DE OLHOS VENDADOS
2 casais (um casal de cada ano)
Cada participante terá um determinado número de tentativas de realizar as cobranças de pênalti, com os olhos vendados, da marca do pênalti da outra quadra, sem goleiro.
Os participantes da equipe que não estiverem realizando as cobranças, podem auxiliar apenas verbalmente.
Vence a equipe que fizer o maior número de gols.
Não poderão participar alunos vestindo: calça ou bermuda jeans, crocs, chinelo, sapato, descalço.

ORGANIZAÇÃO: PROFESSORES LANA E RONALDO.

TAREFA DE XADREZ ( PARTE DA GINCANA ESPORTIVA_
HOMENAGEM AOS 50 ANOS DE MORTE DO ATOR BORIS KARLOF – FALECIDO EM 02/02/1969
7. Cada equipe deverá escolher um aluno(a) – Mequinhos do Anchieta- para disputarem 2 partidas de xadrez sob arbitragem do Prof.Kevin, na biblioteca do Anchieta. Os alunos deverão estar caracterizados de FRANKENSTEIN.

PONTUAÇÃO: 100, 80, 60, 40, ao final e + 50 pontos para a melhor caracterização de Frankestein

Das 10.45 às 11.00
PONTUAÇÃO : Notas de 0 a 100 por classificação + 50 pontos para a melhor caracterização de baiana.

HOMENAGEM AOS 470 ANOS DO INÍCIO DA CIDADE DE SALVADOR-BA- PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL– 29/03/1549.
PROVAS PARA ALUNOS DOS 6º.s ANOS.

8. Cada equipe deverá escolher 4 alunos (2 femininos e 2 masculinos), 1 pai/mãe de aluno(a) e 1 professor, vestidos com as cores de suas equipes – AMARELA, BRANCA, VERDE E AZUL – para disputarem a seguinte PROVA DAS BEXIGAS – 10 bexigas da cor de cada equipe. A mãe participante deverá estar vestida de BAIANA.

1. Pai/mãe enche a bexiga na hora.
2. Aluno(a) revezam-se em levar a bexiga ao lado oposto da quadra.
3. Aluno(a) revezam-se em estourá-las sem tocá-las com as mãos e sentando-se sobre elas.

Obs: as equipes deverão providenciar as bexigas coloridas.

Tempo de duração : 3 minutos cada uma das 4 disputas.

Das 11.00 às 11.45
PONTUAÇÃO : De zero a 100 pontos de acordo com classificação + 50 pontos para a melhor caracterização de Popeye e Olivia Palito.

HOMENAGEM AOS 90 ANOS DE POPEYE
PROVAS PARA ALUNOS DOS 9º.s ANOS.

9. Cada equipe deverá escolher 6 alunos (3 femininos e 3 masculinos) , tendo em cada equipe um casal vestido de Popeye e Olivia Palito, com destaque para as cores de suas equipes – AMARELA, BRANCA, VERDE E AZUL – para disputarem um cabo de guerra.

Obs: AxB, CxD, perdedor de AXB contra perdedor de CXD e vencedor de AXB contra vencedor de CXD.

Tempo de duração : 3 minutos cada uma das 4 disputas.

Das 11.45 às 12.00
PONTUAÇÃO : Notas de 0 a 100 de acordo com tempo de montagem + 50 pontos para a melhor caracterização.

HOMENAGEM AOS PERSONAGENS DE MONTEIRO LOBATO
PROVAS PARA ALUNOS : UM DE CADA SÉRIE DO EF II
Após 70 anos, obra de Monteiro Lobato cai em domínio público, sem o pagamento de direitos autorais.

10. Cada equipe deverá montar no chão da quadra, um QUEBRA-CABEÇAS com personagens das obras de Monteiro Lobato. Serão feitos 4 banners de 1.50 x 1.50 dos personagens, e recortados em no. igual de partes. EMÍLIA– Equipe 1, VISCONDE DE SABUGOSA – Equipe 2, SACI – Equipe 3 e TIA NASTÁCIA – Equipe 4. Um aluno de cada equipe deverá estar caracterizado de acordo com o personagem que está sendo montado.
Tempo de duração : 3 minutos
11. PROVA DO ARROZ E FEIJÃO : Campanha do arroz e feijão .

PONTUAÇÃO :
2 pontos para arroz, e feijão tipo 2.
3 pontos para feijão tipo 1
1 ponto para feijão em saca, sem tipo.

Alimentos a serem entregues até 16 horas do dia 14/3.

12. PROVA DO GRANDE DOADOR : Campanha de doação de sangue, no colégio, COM APOIO DO HEMOCENTRO DO HOSPITAL SÃO FRANCISCO- Rua Garibaldi, 1280 1º. andar, das 7.30 às 12 horas.
Obs: Durante a semana da Gincana – DE 11 A 14 DE MARÇO – as doações poderão ser feitas no Hemocentro do São Francisco bastando que o doador diga para qual equipe está doando (cor).
Poderão vir doadores de toda a cidade.
Contato com Juliana – 21383508 – whatsapp

PONTUAÇÃO : 1 ponto por doador conseguido pela equipe.

13. PROVA “ FRALDÃO DO VOVÔ” : Campanha de doação de FRALDÕES GERIÁTRICOS.

Fraldões a serem entregues até 16 horas do dia 14/3.

PONTUAÇÃO : 1 ponto por fraldão geriátrico, conseguido pela equipe.

14. PROVA “LEITINHO LONGA VIDA” : Campanha de obtenção DE CAIXAS DE LEITE LONGA VIDA.

Caixas de leite a serem entregues até 16 horas do dia 14/3.

PONTUAÇÃO : 1 ponto por caixa de leite conseguido pela equipe.

15. PROVA DO FACEBOOK ( DUAS ETAPAS)
1ª. ETAPA: INCENTIVO À VACINAÇÃO CONTRA HPV.
Consultar_o_site: http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/vacinahpv/

Indicada para mulheres entre os 9 e 45 anos, e homens entre os 9 e os 26 anos de idade.

Um pai ou mãe de alunos de cada equipe deverá PENSAR e CRIAR um perfil no Facebook até o dia 1º. de março ( com título: EQUIPE “X” DA GINCANA DO COLÉGIO ANCHIETA 2019 que deverá ser atualizado diariamente com as atividades diárias desenvolvidas pelas equipes (fotos, vídeos, comentários, etc) durante a preparação para as provas. Na FOTO DE CAPA deverá constar a foto da equipe com algum aluno caracterizado lembrando a homenagem que fará sua equipe, de acordo com o nome dela. O aluno caracterizado deverá trazer nas mãos uma placa incentivando a vacinação contra o HPV.
Perfis no Facebook a serem criados a partir do dia 24/2.

PONTUAÇÃO :100 pontos para tarefa cumprida.

2ª. ETAPA: APRESENTAÇÃO DE CARTEIRAS DE VACINAÇÃO
Cada CARTÃO DE VACINAÇÃO (xerox do cartão com nome da equipe e entregue para o SOE) apresentado com registro da vacina contra HPV valerá 1 ponto para a equipe.
Carteiras a serem entregues até 16 horas do dia 14/3.

“Mãos que ajudam são mais santas que lábios que oram”.
(Sathya Sai Baba)

CONTAGEM FINAL DE PONTOS ( 1 + 2 + 3 + 4 + 5+ 6+ 7 )

1. GINCANA CIVICO-CULTURAL

1º. Lugar 500 pontos
2º. Lugar 400 pontos
3º. Lugar 300 pontos
4º. Lugar 200 pontos

2.GINCANA ESPORTIVA: 1º. Lugar 500 pontos
2º. Lugar 400 pontos
3º. Lugar 300 pontos
4º. Lugar 200 pontos

3. GINCANA DOAÇÃO ARROZ E FEIJÃO:( Contando-se 1 PONTO POR QUILO ARRECADADO, teremos, ao final :
1º. Lugar 500 pontos
2º. Lugar 400 pontos
3º. Lugar 300 pontos
4º. Lugar 200 pontos

4. GINCANA DOAÇÃO DE SANGUE: (Contando 1 ponto por doador conseguido pela equipe), teremos, ao final :
1º. Lugar 500 pontos
2º. Lugar 400 pontos
3º. Lugar 300 pontos
4º. Lugar 200 pontos

5. GINCANA DOAÇÃO DE FRALDÕES: (Contando 1 ponto por fraldão conseguido pela equipe), teremos, ao final :
1º. Lugar 500 pontos
2º. Lugar 400 pontos
3º. Lugar 300 pontos
4º. Lugar 200 pontos

6. GINCANA DOAÇÃO DE LEITE LONGA VIDA : (Contando 1 ponto por caixa de leite, teremos, ao final :
1º. Lugar 500 pontos
2º. Lugar 400 pontos
3º. Lugar 300 pontos
4º. Lugar 200 pontos

7. GINCANA CARTEIRAS DE VACINAÇÃO – HPV : (Contando 1 ponto por carteira de vacinação, teremos, ao final :
1º. Lugar 500 pontos
2º. Lugar 400 pontos
3º. Lugar 300 pontos
4º. Lugar 200 pontos

ACADEMIAS, ARE-Academia Ribeirão-pretana de Educação, ARL- ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, Colégio Anchieta, EDUCAÇÃO, SOCIAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *