AC TÓRTORO: LANÇAMENTO DO LIVRO “TRIBUTO A ROD”

FOTOS DE LU DEGOBBI

FOTOS DE CLAUDINHO SPÍNOLA

FOTOS DE SÔNIA FRANCO

Na manhã do dia 28 de fevereiro de 2019, quinta-feira, 10 horas, no prédio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto foi realizado o lançamento do livro “Tributo a Rod” , de Antonio Carlos Tórtoro.
O Prefeito Duarte Nogueira, o Vereador Rodrigo Simões e AC Tórtoro, compuseram a mesa, e receberam os convidados no Salão Nobre do Palácio Rio Branco.
Prestigiaram o evento o Vereador Rodrigo Simões; o Secretário de Turismo , Edmilson Carlos Domingues; Djalma, representante do ex-Deputado Estadual, Welson Gasparini, Rudney Rossi, representante do Vereador Maurício Gasparini; Sonia e Dony, representantes do Rotary Club; as colegas acadêmicas, Nely Cyrino e Fernanda Ripamonte; a Presidente do Grupo Amigos da Fotografia, Elza Rossato; o Presidente da Ordem dos Velhos Jornalistas, José Carlos Barbosa; o fotógrafo e diagramador do livro Claudinho Spinola; o responsável pela arte final do livro , Lucas Borges Ferreira, da Villimpress; parentes e amigos de Rod, Lu e AC Tórtoro.
O valor arrecadado foi entregue para Vera, representando a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samanta Maria Pineda Duarte Nogueira.
Cobriu fotograficamente o evento, o jovem Luan, da Revista Revide.

PALAVRAS DO AUTOR: ANTONIO CARLOS TÓRTORO

Bom dia a todos.
Por incrível que possa parecer, é hora de agradecer.
Nesse momento quero agradecer primeiramente a Deus por ter-me dado a graça de poder conviver com alguém tão especial quanto é meu filho Rodrigo Degobbi Tórtoro, nosso Rod.
Agradeço à minha esposa Lu, minha luz, e mãe do Rod, por haver me dado de presente, por quase 36 anos, um ser humano com brilho especial.
Agradeço à Elza Rossato, amiga/irmã, que não perdeu a oportunidade, quando ela surgiu, de apresentar ao amigo/irmão Marcos Botelho, Gerente de Marketing do Ribeirão Shopping, o livro TRIBUTO A ROD, ainda antes dele se tornar realidade: e Marcos assumiu o compromisso, incondicionalmente, de apresentar às pessoas o nosso Rod, patrocinando a publicação desse livro, juntamente com outro amigo/irmão de longo tempo, Vilibaldo Faustino Júnior, proprietário da Gráfica Villimpress: ambos mecenas do século XXI, na capital da cultura e na região metropolitana de Ribeirão Preto.

Meus agradecimentos ao escritor renomado, Alexandre Azevedo, colega de academias, pelo prefácio e, mais uma vez, à Elza Rossato pela sessão da capa: uma foto de 2005 quando Rod fazia uma das coisas que mais gostava: fotografar a natureza no Recanto dos Paturis.

Agradeço ao meu amigo/irmão, Prefeito Duarte Nogueira, pelas palavras contidas na orelha da obra; por ceder este espaço para o lançamento; e por haver, juntamente com meu amigo/irmão, Vereador Rodrigo Simões, sugerido e aprovado lei que tornaram nosso Rod nome de rua no Jardim Cristo Redentor.

Agradeço a todos que, de alguma forma, estão participando, desse meu livro, com algum texto: artigo, mensagem enviada pelo WhatsApp ou Messenger, e aos amigos/diaghramadores Lucas e Claudinho.

Agradecer enfim, a presença de todos vocês — inclusive de Luan, fotógrafo da revista Revide — que, numa manhã de quinta-feira, com certeza, tiveram que deixar parte de seus afazeres para estarem comigo e com Lu.

Desde as primeiras palavras — escritas, na fase de criação dessa obra, singela homenagem ao Rod — tive um objetivo: toda a renda obtida com a venda dos livros será revertida para causas beneficentes. A renda do dia de hoje será revertida para o Fundo de Bem Estar Social.
Cada exemplar do livro TRIBUTO A ROD, é um pedacinho de alguém, que foi afastado de mim, deixando uma saudade que é um tormento quase enlouquecedor.

Rod levou muito de mim, e deixou muito dele, em cada um daqueles que tiveram a dádiva de conhecê-lo.

Rod, agora, virou livro, dividiu-se em mil pedaços, que estão sendo distribuídos entre aqueles que o amaram: espero que que sirva de exemplo, a muitas pessoas, de como sofrer sem lamentações, sem revolta, sem perder a vontade de viver.

Obrigado a todos.

NOTÍCIA PUBLICADA NO SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO
https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/J332/noticia-imprimir/42128

ACADEMIAS, ARE-Academia Ribeirão-pretana de Educação, ARL- ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, EDUCAÇÃO, LITERATURA