AC TÓRTORO DIVULGANDO A AVARMERP NO ENCONTRO DO PARLAMENTO DA RMRP

Na manhã do dia 5 de março de 2018, na sede da AEAARP – Auditório Antonio Duarte Nogueira – Rua João Penteado,2237 – Jardim Sumaré – Ribeirão Preto – SP, Antonio Carlos Tórtoro, idealizador e criador da Academia Virtual de Artes da Região Metropolitana de Ribeirão Preto – http://www.tortoro.com.br/blog/?s=AVARMERP – expos aos presentes ao 5º. Encontro do Parlamento da RMRP os objetivos da AVARMERP.
A cerimônia foi presidida pelo Vereador Maurício Gasparini, Presidente do Parlamento da RMRP, tendo ao lado, na mesa, o Deputado Welson Gasparini.
No mesmo encontro foi dada posse à Mesa Diretora do Parlamento Metropolitano e ocorreu o lançamento do Circuito Cultural Metropolitano representado por Adriana Silva.

Texto distribuído aos presentes:

O COELHO DO PAÍS DAS MARAVILHAS

Aqui estou para falar sobre artes.
Estou me sentindo o coelho, aquele de Alice no país das maravilhas, correndo com um relógio nas mãos e murmurando para si mesmo : “Ai, meu Deus! Ai, meu Deus! Estou muito atrasado!
Estamos todos atrasados quando não utilizamos a Internet, em todo seu potencial, para encurtarmos nossas relações.
Por isso, apesar de me sentir no programa do Faustão, o “Se vira nos 30”, tentarei vender um sonho, penso eu, de todos os artistas que realmente amam suas respectivas artes: propiciar um espaço de diálogo entre as pessoas que fazem arte.
Para isso criei a AVARMERP – Academia Virtual de Artes da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, uma tentativa digna de Dom Quixote, por não envolver dinheiro, mas envolver muitos sonhos e trabalho.
O espaço que a AVARMERP pretende ocupar na Cultura da Região Metropolitana é proporcional ao que ocupa a Terra no Universo: um grão de pó.
Mas se um único artista, de cada uma das dez áreas envolvidas, de cada uma das 36 cidades da região, se propuser a colocar seus dados no espaço da AVARMERP, e assim, estiver disposto a abrir diálogo com seus colegas de academia, já teremos 340 artistas refletindo sobre arte.
Diz um ditado chinês: “Quando dois homens vêm andando na estrada, cada um carregando um pão, e trocam os pães quando se encontram, cada um vai embora com um pão. Mas, quando dois homens vêm andando pela estrada, cada um com uma ideia, e ao se cruzarem trocam as ideias, cada um vai embora com duas ideias.”
Esse é o objetivo principal da AVARMERP: permitir que artistas troquem ideias, criem eventos, formem parcerias, encontrem novas formas de se dizer o indizível , de revelarem a alma das pessoas, de contar mentiras para desmascarar a verdade, de fugir do mundo para se unir a ele, de libertar as pessoas delas mesmas, enfim, usar a arte para não morrer da verdade.
A AVARMERP foi criada para permitir que os artistas possam compartilhar suas experiências, suas realidades, seus projetos.
O papel de cada um que está participando dessa reunião é o de promover a arte em sua cidade e conclamar seus artistas a participarem desse projeto.
Mas, se mesmo assim, alguns artistas não quiserem compartilhar, cada um de nós cumpriu seu papel: o de promover a cultura, a arte.

ANTONIO CARLOS TÓRTORO
ancartor@yahoo.com
www.tortoro.com.br

Fotos de Elza Rossato – Presidente do Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto.

ACADEMIAS, ARE-Academia Ribeirão-pretana de Educação, ARL- ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, BIOGRAFIA