CLUBE DE REGATAS RIBEIRÃO PRETO: VALORIZANDO A POESIA

DIRETORIA DO CLUBE DE REGATAS: VALORIZANDO A CULTURA

A poesia é uma forma especial de linguagem, falada ou escrita, ouvida ou lida.
Sempre a encontramos.
Seu jogo com sonoridade, musicalidade, ritmos e rimas, tornam sua leitura um ato prazeroso e divertido. A poesia, antes de tudo, é a transfiguração da realidade em expressão de beleza e de contemplação emocional.
Ela desperta os valores estéticos, aprimora as emoções, sensibilidade, aguça sensações e enriquece a percepção.
E outubro é um mês de comemorações para os poetas e para a poesia.

4 de outubro – Dia Internacional do Poeta.
20 de outubro – Dia Nacional do Poeta.
31 de outubro – Dia Nacional da Poesia.

Em assim sendo, a Diretoria do Clube de Regatas Ribeirão Preto, que sempre valorizou a cultura, resolveu entrar nessa onda de homenagens poéticas criando cinco placas indicativas do local da biblioteca do clube, que, em breve, completará dez anos de existência.

As placas divulgam o trabalho de poetas de Ribeirão Preto, todos da ARL- Academia Ribeirãopretana de Letras, instituição que completa 70 anos de existência dia 23 de outubro: Waldomiro Peixoto, Ely Vieitez Lisboa, Rita Mourão, Alexandre Azevedo e Antonio Carlos Tórtoro.

A ideia de aumentar o número de placas indicativas foi do Diretor de Comunicações, Ailton Pereira, sendo sugerido pelo Tórtoro que nas placas fossem colocados poemas de escritores: e a ideia foi abraçada, de imediato, pelo Presidente Waldo Da Col, pelo Vice, Antonio Cese, e por toda a Diretoria.

É de conhecimento geral que o incentivo à leitura poética — em qualquer que seja o ambiente— envolve as pessoas e desperta diversos interesses e emoções, ampliando sua visão de mundo. Além disso, leva a novas descobertas e contribui para o desenvolvimento da oralidade. Conclui-se que a poesia deve estar presente no cotidiano. Destaca-se assim a importância de se levar a poesia ao encontro das pessoas, conhecendo-a, sendo motivador do hábito da leitura, transmitindo interesses, a partir do assunto de curiosidade de cada um, abrindo as portas deste mundo tão encantador, deixando os leitores fascinados e sedentos por novas leituras.

ACADEMIAS, ARE-Academia Ribeirão-pretana de Educação, ARL- ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, ARTES, EDUCAÇÃO, Escritores no Regatas, LITERATURA